O Nubank anunciou nesta quarta-feira (3) que trabalha para obter uma licença bancária no Brasil. A decisão é uma resposta direta a uma nova resolução do Banco Central (BC) que restringe o uso de termos como “banco” ou “bank” por empresas não autorizadas.
A norma, publicada em 28 de novembro, exige que apenas instituições com licença bancária usem essas palavras em seu nome, marca ou comunicações. Instituições como Nubank, PagBank e Will Bank, que atuam sob outras licenças (como de pagamento), terão até um ano para se adequar.
Em nota, o Nubank afirmou que já cumpre todas as exigências regulatórias atuais e que a busca pela licença bancária não alterará sua solidez financeira. A empresa destacou que opera legalmente como instituição de pagamento e de crédito.
A Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) considerou a regra alinhada com consultas públicas prévias e os prazos, suficientes. Para o setor, a medida traz clareza ao distinguir os diferentes tipos de instituição, beneficiando a transparência para o consumidor.