A JPMorgan Chase lançou oficialmente o JPM Coin, uma moeda de depósito digital para clientes institucionais. O token representa depósitos em dólar mantidos no banco e permite transferências quase instantâneas a qualquer hora, usando a blockchain pública Base, da Coinbase.
Diferente das stablecoins tradicionais, o JPM Coin é um “token de depósito”, uma representação digital de fundos já existentes em contas bancárias. Essa inovação elimina a espera de dias e os horários comerciais, permitindo que pagamentos sejam liquidados em segundos, 24 horas por dia.
A nova moeda digital será aceita até como garantia em operações na Coinbase. Outra vantagem para investidores é que esses tokens de depósito podem render juros, sendo uma opção mais atrativa para grandes players do mercado.
O lançamento faz parte de uma tendência de grandes bancos, como Citi e Santander, que exploram ativos digitais. A JPMorgan planeja expandir o JPM Coin para outras blockchains e moedas, sujeito à aprovação dos reguladores.