Gestora europeia lança fundo tokenizado em Ethereum

A gestora europeia Amundi acaba de disponibilizar uma classe de cotas tokenizada de seu principal fundo de caixa em euros, permitindo negociações mais rápidas e a qualquer hora. O lançamento marca um avanço na adoção de blockchain pelo mercado financeiro tradicional.

O produto, desenvolvido com a empresa de serviços CACEIS, funciona em um modelo híbrido. Investidores podem comprar as cotas tradicionais ou a versão digital, registrada na blockchain Ethereum. A primeira transação foi realizada em 4 de novembro.

A tokenização transforma as cotas do fundo em registros em blockchain, o que agiliza a liquidação das operações e aumenta a transparência e rastreabilidade de cada transação. A CACEIS será responsável pelas carteiras digitais e pela plataforma de subscrição e resgate.

A iniciativa reforça a liderança da Europa em fundos tokenizados regulados. No futuro, a Amundi e a CACEIS planejam aceitar stablecoins ou moeda digital de banco central (CBDC) para compras, visando oferecer serviços de assinatura e resgate 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Botão Voltar ao topo