Stablecoins podem desestabilizar o sistema financeiro global, diz BCE

O Banco Central Europeu (BCE) reforçou seu alerta sobre os riscos que os stablecoins representam para a estabilidade financeira global. Em relatório divulgado nesta segunda-feira, o banco afirma que essas moedas digitais podem tirar depósitos valiosos dos bancos da zona do euro.

Segundo o BCE, o crescimento significativo dos stablecoins pode levar a uma fuga de depósitos, reduzindo uma fonte crucial de financiamento para os bancos. Atualmente, o mercado dessas criptomoedas já vale mais de US$ 280 bilhões.

O relatório também alerta que uma eventual “corrida” para resgatar stablecoins poderia forçar a venda em massa de títulos do Tesouro dos EUA, seus principais ativos de reserva. Esse cenário teria o potencial de desestabilizar mercados financeiros e causar uma crise mais ampla.

A visão do BCE, however, não é unânime. A empresa Coinbase, por exemplo, já defendeu que os stablecoins, por serem lastreados integralmente por reservas, são mais seguros que o sistema bancário tradicional e reforçam a estabilidade financeira.

Botão Voltar ao topo