O presidente dos EUA, Donald Trump, concedeu indulto a Changpeng Zhao, fundador da gigante de criptomoedas Binance. A decisão, anunciada pela Casa Branca nesta quinta-feira e reportada pelo Wall Street Journal, ocorre após Zhao ter se declarado culpado em 2023 por violar a Lei do Sigilo Bancário ao não implementar um programa eficaz contra lavagem de dinheiro.
Zhao, que deixou o cargo de CEO da Binance após o acordo de US$ 4,3 bilhões da empresa com o Departamento de Justiça, recebeu o perdão em um movimento que a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, defendeu como o exercício da autoridade constitucional do presidente, alegando que Zhao foi “processado pelo governo Biden em sua guerra contra as criptomoedas”.
A decisão levanta questionamentos, visto que a família Trump possui laços com a Binance. Em agosto, o Wall Street Journal noticiou que o empreendimento de criptomoedas da família Trump havia firmado parceria com uma plataforma de negociação “discretamente administrada pela Binance” de Zhao.
Este perdão é o segundo notável em menos de uma semana, seguindo a concessão de perdão a George Santos, ex-deputado republicano condenado por fraude, roubo de identidade, lavagem de dinheiro e falsas declarações à Justiça Eleitoral dos EUA.



