O bitcoin se tornou uma febre mundial, você certamente conhece alguém que já investiu nesta moeda digital, mas você sabe o que é e como funciona o bitcoin?
Confira neste artigo um guia completo de informações sobre o bitcoin.
O que é bitcoin?
O bitcoin é uma criptomoeda (moeda digital) descentralizada, sendo a primeira criada no mundo. O bitcoin não necessita de terceiros para funcionar, isso significa que você pode comprar bens, serviços e produtos sem a necessidade de um banco ou emissores de cartão de crédito para intermediar.
Uma das vantagens do bitcoin é possibilitar que você seja seu próprio banco, em outras palavras você tem 100% de autonomia sobre seus bitcoins, não existe data, tempo ou limite para movimentar, desde que você detenha a chave privada de sua carteira de bitcoin, você pode usá-los como bem entender.
Sem riscos com o dinheiro fiduciário que pode ser confiscado com apenas uma canetada.
Além disso, o bitcoin possui um limite de 21 milhões de unidades, sendo impossível gerar um efeito inflacionário como ocorre com o dólar, euro e o real.

Como funciona o bitcoin?
O bitcoin funciona por meio de sua blockchain, ela que garante que a rede bitcoin opere normalmente e que todas as transações sejam realizadas de maneira segura e anônima.
Confira de maneira simples como o bitcoin funciona:
- Ao adquirir suas primeiras frações de bitcoin, você pode armazenar em carteiras digitais que podem ser instaladas no computador ou celular.
- Quando uma transação é realizada, uma assinatura digital é criada. As transações são criptografadas, tornando anônimas e impossíveis de interceptar.
- As transações serão verificadas e validadas pelos mineradores, em seguidas incluídas em um bloco na blockchain.
- O blockchain garante a autenticidade das transações, garantindo a segurança e anonimato dos usuários envolvidos.
- Os mineradores garantem o funcionamento da rede, sendo recompensados com bitcoins ou frações da moeda.
Quem criou o bitcoin?
O bitcoin foi apresentado pela primeira vez em 2008 por um programador ou grupo anônimo sob o codinome de Satoshi Nakamoto.
A ideia era criar uma moeda digital que seria usada e distribuída eletronicamente por meio de uma rede descentralizada peer-to-peer, sem a necessidade de uma instituição financeira mediando suas transações.

Uma das principais características do Bitcoin (BTC) seria seu limite de moedas que não passaria de 21 milhões e seria distribuída de maneira controlada e previsível.
Em 3 de janeiro de 2009, o primeiro bloco do bitcoin foi minerado por Satoshi Nakamoto, até hoje a rede bitcoin continua operando normalmente (24/7) e a verdadeira identidade de satoshi continua um mistério.
Bitcoin é seguro?
Por possuir uma rede e protocolo transparente, o bitcoin é seguro e confiável, em mais de 10 anos de atividade o bitcoin se mostrou resiliente.
É provável que o bitcoin seja o sistema de pagamentos mais seguro do mundo, qualquer pessoa com experiência em programação pode verificar seu protocolo.
No entanto, a vulnerabilidade mais comum é o erro do usuário, carteiras com bitcoins podem ser perdidas ou acessadas. Ao clicar ou baixar conteúdos suspeitos na internet, você pode ser infectado por vírus e ser roubado.
Por isso recomenda-se o uso de carteiras offline e boas práticas de conduta na internet.
Como comprar bitcoins?
Há duas maneiras de adquirir suas primeiras frações de bitcoin, uma é comprar via P2P como um amigo ou pessoa próxima. Ou realizar a compra por meio de uma corretora de criptomoedas, as conhecidas exchanges.
A primeira opção é mais rápida, sendo necessário apenas uma carteira de bitcoin. Já a segunda opção conta com algumas burocracias que já conhecemos, bem como a criação de conta com e-mail, senha e verificação de identidade.

Optar por comprar bitcoins em uma corretora é sem dúvidas mais seguro, pois é garantido que você receberá seus bitcoins. Já a opção P2P só deve ser adotada com alguém de extrema confiança.
Se você deseja comprar bitcoin e não sabe por onde começar, um curso de bitcoin pode encurtar esse caminho. Em nosso curso você terá acesso a mais de 100 aulas práticas e objetivas, invista com segurança e alcance seus primeiros resultados.
O que é blockchain?
A tecnologia Blockchain é um livro razão que faz o registro de todas as transações do bitcoin, de maneira que esse registro seja confiável e inalterável.
O blockchain armazena as informações de um determinado número de transações em blocos, uma assinatura digital é criada e o bloco é ligado ao bloco anterior, formando então uma espécie de cadeia de blocos (por isso o nome: blockchain).
O que é mineração de bitcoin?
A mineração de bitcoin é o processo de validação e registro novas transações na blockchain, uma espécie de banco de dados que funciona como um livro razão público, onde todas as transações de bitcoin ficam registradas.
Em média a cada 10 minutos um bloco novo é criado, os mineradores são responsáveis por verificar e validar essas informações contidas nesse bloco.
No início o minerador era recompensado por 50 BTC por bloco minerado, no entanto, a recompensa do bitcoin é cortada pela metade a cada 4 anos em média, hoje a recompensa é de 6,25 BTC.

Quais as vantagens do bitcoin?
- Descentralizado
- Fácil de utilizar
- Rápido
- Controle total do usuário
- Privado
- Rede segura
- Não é afetado pela inflação
- Sem burocracia
- Taxas pequenas ou inexistentes
- Sem fronteiras
- Fácil de armazenar
- Inconfiscável
Quais as desvantagens do bitcoin?
- Baixa aceitação
- Falta de regulamentação
- Mercado novo e ainda com algumas incertezas
- Conhecimentos específicos
- Volatilidade
- Se você for um entusiasta de bitcoin, algumas desvantagens do bitcoin com certeza serão vantagens absolutas.

Vale a pena investir em bitcoin?
O bitcoin assim como outros investimentos, possui ciclos, se você souber investir de maneira profissional os rendimentos podem altíssimos.
A moeda virtual supera com folga rendimento de outros investimentos, como bolsas estrangeiras e commodities.
Em apenas 1 ano o Bitcoin rendeu mais de 1500%, em outras palavras se você tivesse investido 10 mil, teria tido um retorno de 15x sobre seu investimento.
Todavia, antes de realizar qualquer investimento é necessário realizar uma análise previa para buscar o melhor momento de investir. Em nosso curso de bitcoin você aprenderá tudo sobre ciclos e como investir na hora certa.
Conclusão
Hoje você aprendeu o que é e como funciona o bitcoin, sua blockchain e mineração. O bitcoin é um ativo que ainda tem muito a crescer, ano após ano sua adoção pelo mundo aumenta.
Novas implementações também são incluídas ao seu protocolo, deixando a criptomoeda mais robusta e por consequência de seus inúmeros benefícios, cada vez mais a comunidade de entusiastas cresce, por ter um número limitado de moedas em circulação é natural que cada fração custe um valor bem elevado.
Se você gostou desse post, continue acompanhando o Money na Web e compartilhe essa dica com aquele seu amigo (a) que ainda não sabe o que é bitcoin.